Seguidores

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Longo Inverno




Há livros que deveriam ser de leitura obrigatória. O Longo Inverno, da autoria de Ruta Sepetys, é um deles. Editado pela Contraponto, esta é uma daquelas obras que jamais esqueceremos. Não vou resumir a história (podem ver a sinopse no final do texto) mas vou dizer apenas que é simplesmente emocionante. Uma lição de vida, que nos sensibiliza para a importância da vida, da liberdade e que nos faz ter consciência, simultaneamente, da fragilidade e da força da vida humana. Ensina-nos também a compreender melhor a História do Mundo e mostra-nos que aquilo que pensamos nem sempre corresponde à verdade. Arrebatador! Recomendo vivamente.


Sinopse:


Em 1941, Lina, de 15 anos, prepara-se para ingressar na escola de artes e para tudo o que aquele verão lhe pode proporcionar. No entanto, uma noite, a polícia secreta soviética invade a sua casa, levando-a juntamente com a sua mãe e o irmão mais novo. São enviados para a Sibéria. O pai de Lina é separado da família e conduzido para um campo de concentração.Lina decide arriscar tudo e usa a sua arte como forma de enviar mensagens, na esperança de que estas cheguem ao campo prisional onde o seu pai se encontra e lhe transmitam que a sua família ainda está viva.É uma longa e comovente viagem. Apenas a força, o amor e a esperança fazem com que Lina e a família resistam a cada dia. Mas será o amor suficiente para os manter vivos?

1 comentário:

  1. Adoro ler, vou seguir tua sugestão pois parece linda mesmo a história...tem um desafio pra vc no meu blog. Ótima semana, bj...

    ResponderEliminar