Seguidores

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

Hoje, 17 de outubro, comemora-se o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. Quis só deixar aqui uma nota sobre a data para que nos lembremos, não da data em si, mas do seu significado. Por vezes há caminhos que tomamos, sem nos darmos conta, que nos levam ao abismo. Nem sempre é fácil recuar e, em muitos casos, este percurso acaba por nunca ter retorno. Hoje vi de perto algumas histórias de vida, de pessoas como nós, cheias de sentimentos, projectos e sonhos, que um dia foram surpreendidas pela dureza da vida. Esta semana, as pessoas que vivem em situação de pobreza e os sem abrigo que vivem nas ruas desta cidade, onde a pobreza ainda surge tão envergonhada, mostram na rua a sua luta, o seu sofrimento e, em alguns casos, o seu conformismo.

E são iniciativas como estas, que surgem como um alerta, que nos levam a pensar nas vezes e vezes em que nos lamentamos por tão pouco, ensinando-nos a valorizar tudo o que temos, mesmo que esse tudo seja muito pouco.

São iniciativas como estas que nos despertam e que nos mostram que qualquer um de nós, a qualquer momento e pelos mais diversos motivos, pode tão facilmente atravessar esta barreira tão ténue e ser "empurrado" para uma situação destas, que tantas vezes fingimos não ver ou deliberadamente ignoramos.

Sem comentários:

Enviar um comentário